Atividades Formativas

As Atividades Formativas são constituídas de atividades complementares em relação ao eixo fundamental do currículo. Objetivam a flexibilização e o enriquecimento da formação acadêmico profissional dos alunos. Contemplam a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão.

A Atividade Formativa deverá ser cumprida no período em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso. Farão parte do histórico escolar do aluno e serão registrados após análise e aprovação da Comissão de Atividades Formativas.

Regulamentação:

• Resolução Nº 70/04-CEPE: Dispõe sobre as atividades formativas na flexibilização dos currículos dos cursos de graduação e de ensino profissionalizante da UFPR.
  • Anexo II (PPC 2022) ou Anexo III (PPC 2016).

Entrega das atividades РOrienta̵̤es

A entrega das atividades formativas é realizada por e-mail através da apresentação dos documentos e do formulário de encaminhamento diretamente à Secretaria do Curso.

Pode ser apresentada em qualquer semestre, dentro dos prazos definidos pela Comissão de Atividades Formativas (CAFO).

Data final para a entrega das atividades formativas referente ao 1° semestre letivo de 2024: 14 de junho de 2024.

Como preencher?

1. Editar eletronicamente o formulário de encaminhamento;
  2. Reunir os documentos, certificados, comprovantes, etc..
  3. Um documento de cada vez:
    1. Consultar a tabela de atividades formativas e verificar em qual classificação se encaixa melhor (ou te favorece mais, se possível):
    2. Numerar o documento (em sequência), preencher o formulário com o número, nome resumido e o “código AF” correspondente da tabela;
    3. Verificar a quantidade de horas da atividade e preencher de acordo com o que determina a tabela;
  4. Após preencher todos os documentos, calcular a somatória das horas e registrar no formulário.
Obs.: Preencher somente as 3 primeiras colunas, as colunas em negrito são preenchidas pela Comissão Avaliadora.

Requisitos:

• Entregar somente quando possuir a carga horária total mínima exigida pelo seu currículo (a Secretaria não recebe entrega parcial).
  • O total de horas mínimo é de 180h;
  • Os documentos devem atender pelo menos 3 classificações diferentes da tabela;
  • Para o documento poder se contabilizado como Atividade Formativa é necessário constar a carga horária da atividade realizada;
  • Todos os alunos deverão cumprir pelo menos 100 horas de embarque, que podem ser obtidas tanto interna como externamente à UFPR, em qualquer proporção: 100% externa, 100% interna ou mesclado interna/externa.
    • Essa carga horária faz parte do total de horas a ser apresentado. Exemplo: o aluno precisa de 180h totais e apresenta o comprovante de 100h embarcadas >> então ainda precisa comprovar, no mínimo, mais 80h, em outras 2 categorias.
    • As horas embarcadas dentro das disciplinas devem ser comprovadas por meio de apresentação de declaração do Prof. responsável ou Ficha de controle de embarque.

Comissão de Atividades Formativas (CAFO)

Membros: Prof. Marcelo Sandin Dourado (dourado@ufpr.br).

Setor de Curso de Oceanografia – CEM