Estágios

O estagio é a oportunidade de desenvolver habilidades sociais, profissionais e culturais.

O estágio pode ser realizado em duas modalidades: obrigatório ou não-obrigatório.
O estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, constituindo-se em uma disciplina, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Faz parte da grade curricular do curso, contendo uma carga horária mínima para aprovação.
O estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, podendo esta atividade ser convertida em atividade formativa através de solicitação do aluno junto à Coordenação do Curso.

Acesse aqui os formulários de estágio da UFPR

Estágio – orientações

Para a realização do estágio é necessário que seja firmado o termo de compromisso com a UFPR.
Antes do início do estágio a documentação deve ser encaminhada, via Secretaria, para a Unidade de Estágios da UFPR (UEST).

Essa documentação pode ser de 2 tipos:

(i) no modelo da empresa ou local de realização de estágio

(ii) no modelo da UFPR (link acima).

Importante: no caso do cumprimento do estágio obrigatório, para encaminhar a documentação é necessário estar matriculado na disciplina Estágio Acadêmico Supervisionado. A matrícula deve ser solicitada, juntamente com as demais disciplinas, dentro dos prazos do calendário acadêmico.

Como gerar a documentação nos modelos da UFPR:

Acesse a página dos formulários de estágio, vá em “termo de compromisso”;
Siga os passos e preencha com os dados necessários;
Imprima/salve em .pdf 01 via;
Colete as assinaturas;
Entregue/envie à Secretaria do curso quando faltar somente a assinatura do campo Coordenação do Curso / COE.
Assim que a documentação estiver na Secretaria, ela será enviada por processo eletrônico para a UEST, que emitirá um despacho autorizando ou não o início das atividades de estágio.

IMPORTANTE:

• A UEST exige que a documentação seja enviada pelo menos 10 dias antes do início do estágio. NÃO É ACEITA DOCUMENTAÇÃO COM DATA RETROATIVA.
  • É permitido estagiar no máximo 6h por dia = 30h por semana (carga horária até 40h por semana só será aprovada em período não letivo ou sob condições excepcionais).

Informações específicas para a disciplina de estágio obrigatório:

• No caso do estágio obrigatório, a carga horária total do estágio deve ser no mínimo igual a carga horária da disciplina (150h).
  • As datas de início e término do estágio devem estar contidas no período do semestre letivo.
  • É permitido cumprir o estágio obrigatório no período de férias (consultar a Secretaria).

Mais informações podem ser obtidas no Manual de Estágios da UFPR

COE – Comissão Orientadora de Estágio

Membros da COE:

Prof. Leonardo Sandrini Neto (leonardosandrini@ufpr.br)

Marcelo Sandin Dourado (dourado@ufpr.br)

UEST – Unidade de Estágios da UFPR

É a unidade administrativa responsável pela assessoria jurídica, administrativa e pedagógica dada aos cursos de graduação e educação profissional.

Lei Federal 11.788-08 – Lei do Estágio – Dispõe sobre o estágio de estudantes.

Normatização Interna – UFPR

Setor de Curso de Oceanografia – CEM