UFPR articula programa de atendimento em ônibus odontológico para estudantes e servidores do Litoral

onibus-odontologico-litoral-1536x864

Uma ação integrada envolvendo a Reitoria e unidades acadêmicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está estruturando as bases para a criação de um programa piloto de atendimento odontológico em ônibus adaptado para essa finalidade, com o objetivo de atender a comunidade acadêmica do Setor Litoral e do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM).

Nos últimos dias, foi realizada reunião entre os envolvidos para tratar sobre os desafios e tarefas para a implementação do programa.

Participaram da elaboração deste projeto o Setor de Ciências da Saúde, o curso de Odontologia, a Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), a Pró-Reitoria de Administração (PRA), em parceria com as direções do Setor Litoral e do CPP-CEM.

Segundo a coordenadora do curso de Odontologia da UFPR, professora Maria Isabel Anastacio Faria de França, a ideia do odontomóvel surgiu para atender uma demanda de atenção à saúde bucal da comunidade Litoral.

“O objetivo no contexto social é descentralizar a assistência à saúde bucal e ofertar atendimentos odontológicos por meio do odontomóvel à comunidade de alunos e servidores dentro do ambiente da UFPR no Litoral, que apresentem maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, explica.

whatsapp-image-2024-09-09-at-8-11-17-am-1024x526

Maria Isabel conta que, há muitos anos, já existia um odontomóvel no curso de Odontologia que prestava atendimentos à população de cidades do interior. O ônibus já foi reformado e o objetivo é que estudantes do curso participem do projeto de extensão.

“As atividades permitirão que o acadêmico de Odontologia da UFPR compreenda a importância do paradigma da promoção à saúde, desenvolvendo as competências e as habilidades necessárias para aplicá-lo na prática odontológica, em ambiente comunitário”, diz a coordenadora do curso.

Já para o diretor da Integra, professor Renato Bochicchio, “a articulação iniciada pela Integra conecta um ônibus odontológico desativado, uma demanda crescente de usuários do serviço de Odontologia no litoral e um grande potencial de ação extensionista vinculado ao curso de Odontologia. Esperamos, com otimismo, que se trate de uma experiência exitosa e replicada em outros campi da UFPR, especialmente nos campi do interior”.

onibus-odontologico-litoral-3-576x1024onibus-odontologico-litoral-4-576x1024onibus-odontologico-litoral-2-576x1024

fonte : https://ufpr.br/ufpr-articula-programa-de-atendimento-em-onibus-odontologico-para-estudantes-e-servidores-do-litoral/

Centro de Estudos do Mar - Unidade Pontal do Sul
Endereço / Address: Av. Beira-mar, s/n