Um olhar para inovação – Alunos do CPP-CEM participam de Evento Científico Nacional

Dentre as inovações do setor aquícola, destacam-se a biotecnologia aplicada à AQUICULTURA, que visa promover o aumento da produtividade e a viabilidade econômica do setor. Igualmente, o uso de resíduos negligenciados da aquicultura e pesca, assim como ferramentas biomoleculares para determinação de doenças, podem favorecer o aumento da produção, de forma responsável e segura. No contexto nutricional, estudos inovadores rumam para o uso de alimentos alternativos que promovam melhores índices zootécnicos e minimizem a emissão de efluentes contendo resíduos. O aprimoramento de técnicas de produção, como o desenvolvimento de estruturas eficazes, são inovações que também devem permitir impactos positivos na produção, mas sem ferir o bem estar animal.

Em tal contexto, o AQUACIÊNCIA , que é um evento técnico científico que reúne os principais expoentes da aquicultura nacional, agregando, a cada ano, mais pesquisadores, estudantes, produtores e empresários da área, promovendo discussões sobre temas atuais e relevantes para a Aquicultura Nacional, em 2008 olhou para a inovação. E o resultado foi inspirador.

Alunos e docentes do curso Engenharia de Aquicultura do Centro de Estudos do Mar/UFPR participaram desta edição do evento, de 17 a 23/09. Nossos alunos, de forma muito profissional, não foram apenas ouvintes passivos, mas apresentaram trabalhos científicos de qualidade, desenvolvidos em nossa Instituição. Além disto, participaram de visitas técnicas, mini-cursos e de ampla interação com o público participante. Para tanto, a colaboração da Pro reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio do finaciamento de alunos apresentadores de trabalho, foi decisivo.

Parabéns. Nota CEM.

exat1