Avalia̤̣o Sensorial de Camaṛo РUma elei̤̣o sem par neste Outubro

1

Alunos de Engenharia de Aquicultura transformam teoria de sala de aula em prática nota CEM

A manhã cinzenta desta quinta-feira chuvosa não foi mais comentada do que o cheirinho gostoso de camarão que encheu o hall de entrada da Unidade Mirassol do Centro de Estudos do Mar. Mas, o que os alunos estavam aprontando ali? E aquela fila de voluntários para participar da tal votação? Opa! Uma degustação de camarão, aí sim uma votação federal!!

A atividade era parte interante do plano da disciplina Higiene e Qualidade Sanitária do Pescado (HQSP), onde se estudam aspectos fundamentais para a obtenção, manipulação, acondicionamento e comercialização apropriada de diversos tipos de pescado. É sempre bom ressaltar que, na Aquicultura, o cuidado com a qualidade de peixes, crustáceos, moluscos (…) vai desde a produção de formas jovens até a oferta do produto no mercado e a satisfação do consumidor, é claro!

Para a atividade de hoje, os alunos planejaram e executaram todos os passos de um teste de avaliação sensorial de pescado, sob coordenação da profa Luciene Lima. O público participante foi convidado a avaliar algumas características de duas amostras de camarão, (A e B), como aspecto visual, sabor, textura e cheiro. Em seguida, os cartões de avaliação foram depositados em urna lacrada.

Lacradíssima, sim, senhores. Os resultados serão devidamente apurados e, em breve, todos saberão detalhes sobre esta votação gostosa, para a qual os alunos responsáveis se armaram fortemente de argumentos e instrumentos (de um laboratório didático). Muito obrigada a todos os participantes alunos, técnicos, terceirizados, professores!! Parabéns aos alunos da disciplina HQSP/2018, Gabriel, Giovanni Ivan, Ivana, Ivo, Jefferson, Raphael, Rafaelly e Renan (que também atua como chef de cozinha). Encheram a profa de orgulho e deram uma excelente demonstração de como o curso Eng. de Aquicultura conduz suas atividades de modo a formar profissionais diferenciados!!
AQUIacontece. AQUIcultura. Nota CEM

2