O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CAMPUS PONTAL DO PARANÁ – UFPR
Seja bem vindo(a)!
Apesar da grande concentração de população na zona costeira do Brasil, que possui uma costa com mais de 8000 km de extensão, o país carece de engenheiros civis preparados para atuar nestas regiões.
Pensando nisto, o curso de Engenharia Civil desta unidade possui uma proposta diferenciada para formação de engenheiros civis que, além da formação tradicional, farão diversas disciplinas para prepará-los para os desafios de atuar neste complexo sistema.
O Curso de Engenharia Civil deste campus foi criado em 13 de dezembro de 2013. Administrativamente, o curso de Engenharia Civil faz parte do Campus Pontal do Paraná.
As normas, regulamentos, diretrizes conduta, etc. do curso de Engenharia Civil são estabelecidas pelo Colegiado do curso. Este Colegiado é presidido pelo coordenador do curso de Engenharia Civil e composto por professores dos cursos correlatos. Alunos indicados também fazem parte do Colegiado.
O curso de Engenharia Civil da UFPR, campus Pontal do Paraná, deverá ser concluído em um período compreendido entre 8 e 15 semestres, sendo o padrão 10 semestres. Os alunos deverão cursar, por semestre, um conjunto de disciplinas cuja soma das cargas horárias semanais de aula seja no mínimo de 12 horas e no máximo 36 horas.
RESUMO DE INFORMAÇÕES
Forma de ingresso: 32 vagas pelo processo seletivo vestibular.
Duração: 5 anos (10 Semestres) em tempo integral, turno vespertino.
Requisitos dos candidatos: afinidades por disciplinas de matemática, física e português.
A grade curricular de 3.600 horas é composta por disciplinas obrigatórias (3.204 horas), disciplinas optativas (108 horas), estágio supervisionado (180 horas) e trabalho final de curso (108 horas). Além disso, são necessárias 120 horas de atividades formativas.
Maiores informações sobre o vestibular e SISU, entre em contato com o Núcleo de Concursos: http://www.nc.ufpr.br/
COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO CIVIL
Compete ao Engenheiro Civil aplicar os conhecimentos técnico-científicos visando:
Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.
Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.
Identificar, formular e resolver problemas de engenharia.
Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.
Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas.
Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas.
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
Atuar em equipes multidisciplinares.
Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.
Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
HABILIDADES DO ENGENHEIRO FORMADO NO CAMPUS AVANÇANDO DE PONTAL DO PARANÁ
Tendo em vista seu caráter multidisciplinar, a formação do Engenheiro Civil deverá permitir ao profissional desenvolver as seguintes habilidades de caráter geral:
Ter cultura científica de forma a poder participar ativamente de discussões sobre problemas com profissionais de outras áreas.
Comunicar-se bem de forma oral e escrita.
Saber produzir sínteses numéricas e gráficas dos dados.
Discernir sobre as diversas aplicações, bem como adaptar, absorver e desenvolver novas tecnologias e ferramentas colocadas à disposição da profissão, visando a subsidiar diversas atividades humanas.
Dominar uma língua estrangeira, preferencialmente o Inglês.
Ter habilidades gerenciais.
Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade em sua atuação profissional, dada a dinâmica contínua da mesma.
Desenvolver postura crítica e criativa na identificação de problemas, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade.
Conhecer as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação básica para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber.
Ter iniciativa e responsabilidade, exercer liderança, saber trabalhar em equipe, ser criativo e ter atitude ética.
Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática nas diversas áreas do saber.
Dentre as habilidades específicas da área costeira, destacam-se:
Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Engenharia Civil, notadamente na Engenharia Costeira.
Compreender os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos de planejamento e execução de obras, articulando os conhecimentos de áreas afins, com vistas à Engenharia Civil e suas aplicações na zona costeira.
Aplicar os fundamentos da Engenharia Civil a problemas da zona costeira.
Aplicar métodos, processos e logística na execução e manutenção de projetos de engenharia, em especial na zona costeira.
Aplicar as orientações técnicas contidas em normas, catálogos, manuais e tabelas, em projetos de engenharia.
Elaborar orçamentos, considerando a relação custo/benefício.
Programar e orientar operações e instalações de equipamentos, aplicando os padrões técnicos estabelecidos.
O profissional deverá ser habilitado para entender a coexistência de relações entre teoria e prática, como forma de fortalecer o conjunto dos elementos fundamentais para a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários à concepção e prática da Engenharia Civil, adaptando-se de modo inteligente, flexível, crítico e criativo às novas situações.
Assim sendo, a proposta contempla a flexibilização do curso, possibilitando, além das atribuições inerentes ao bacharelado, a motivação para a iniciação à docência e à pesquisa.
O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?
Você irá cursar disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas (você deverá cursar, ao menos, 108 horas de disciplinas optativas), bem como atividades formativas (120 horas totais). Estas informações são encontradas a seguir. Você encontrará estas e outras informações logo a seguir no PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO e ATIVIDADES FORMATIVAS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é organizado de modo a explicitar o perfil profissional do aluno a ser formado pelo curso e, principalmente, as ações necessárias para que este perfil seja atingido.
A seguir, tem-se o PPC. Ele está dividido em partes e inclui as modificações feitas ao longo dos anos:
Parte inicial : : Fluxograma de formação : : Periodização
erratas:
– Estruturas Metálicas e em Madeira
– Planejamento Urbano e Regional – cadastrada no SIE com código CEM607
Disciplinas optativas originais : : Disciplinas optativas criadas
Demais anexos (Atenção, estes anexos são do PPC original e, portanto, algumas informações podem estar desatualizadas)
ATIVIDADES FORMATIVAS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
As Atividades Formativas são distribuídas em grupos, sem prejuízo de outros que venham a ser formados. Para integralização das horas de Atividades Formativas o aluno deverá apresentar atividades em pelo menos três grupos dos grupos estabelecidos.
O currículo do curso exige que todo aluno tenha um mínimo de 120 horas de atividades formativas. Para maiores informações, acesse: Regulamento de atividades formativas vigente (deverá ser atualizado em breve).
REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL
Quer entrar em contato com o Centro Acadêmico? Acesse a Página do facebook
Ou envie mensagem para: cacivil.ufpr@gmail.com
EMPRESA JÚNIOR
O Curso ainda conta com uma Empresa Júnior, a Haus Engenharia.
Maiores informações, entre em contato pela Página do Facebook ou pelo Instagram.