Aquicultura é a atividade de cultivo de organismos aquáticos, principalmente peixes, crustáceos, moluscos, algas, zooplâncton e fitoplâncton, com objetivo de produção de alimentos, ornamentação além de produtos biotecnológicos em diversas áreas de interesse.
Como atividade de produção de alimentos, é uma das que mais tem crescido no mundo nos últimos anos. Desempenha um papel econômico e social importante, pela produção de alimento de alta qualidade nutricional, geração de emprego, renda e potencial promoção de equiparação social em atividade de baixo impacto ambiental.
A oferta mundial de pescado pela via extrativista tem se estabilizado desde o inÃcio da década de 1990, tornando a oferta proveniente da Aquicultura cada vez mais significativa globalmente. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê como uma das principais tendências globais para os próximos anos um crescimento ainda mais expressivo da Aquicultura. O Brasil possui extensa Costa Litorânea e rica distribuição de corpos hÃdricos continentais, apresentando potencial para aumentar a sua representação mundial no setor.
O grande desafio brasileiro na atualidade para acompanhar essa tendência é aumentar a produção respeitando os limites de sustentabilidade, para isso a formação de profissionais com conhecimento e atuação especÃfica se torna estratégia fundamental. Em particular, o empreendedorismo na Aquicultura assume importância Ãmpar na Costa Sul-Sudeste devido à s condições hidrográficas e mercadológicas especÃficas da região.
O Engenheiro de Aquicultura é o profissional que possui conhecimento tecnológico e biológico especÃfico para proporcionar o melhor desempenho produtivo nas atividades de produção de organismos aquáticos. Durante a sua graduação o curso é dividido em disciplinas de diferentes áreas de conhecimento como: Exatas e Tecnologia, Aquicultura, Sociais e Ambientais.
O Engenheiro de Aquicultura formado no CPP-CEM tem a sua formação direcionada para a produção aquÃcola eficiente e sustentável, desenvolvimento de projetos e gerenciamento de sistemas de produção, diagnóstico de produção, visão empreendedora, capacidade de integração de tecnologias e inovação nas áreas da produção como: maricultura, aquicultura costeira, piscicultura continental, marinha e ornamental, malacocultura, carcinicultura marinha, produção de zooplâncton e fitoplâncton. O curso possui forte ênfase na relação do conhecimento teórico ás práticas de trabalho, incentivo à participação em projetos de pesquisa e extensão, apoio para a realização dos trabalhos práticos de conclusão de curso, além do incentivo contÃnuo a busca por estágios de vivência profissional.
Grade Curricular
Denominação: Bacharelado em Engenharia de Aquicultura
Modalidade: Presencial
Sede do Curso: Campus Pontal do Paraná Centro de Estudos do Mar – Unidade MirassolÂ
Turno: Manhã
Número de vagas/ano: 30 vagas
Carga horária total: 3600 horas
Disciplinas obrigatórias 3180h
Disciplinas optativas 300h
Atividades Formativas 120h
Realização de Estágio Obrigatório 210h
Realização de Atividades Curriculares de Extensão 360h
Realização de Trabalho de Conclusão de Curso
Prazo de integralização curricular: Prazo mÃnimo 10 semestres e Prazo máximo 15 semestres
Formas de Acesso ao Curso:
Processo seletivo anual (Vestibular e/ou SISU)
Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (PROVAR)
Mobilidade Acadêmica (convênios, intercâmbios nacionais e internacionais)