MALACOLOGIA é o estudo dos moluscos, animais que têm importante papel na produção animal e no equilÃbrio do ecossistema. Promovido pelo Grupo de Malacologia do Paraná (GMPr), o IV EMAP, ocorrido nos dias 31/05 e 01/06/19 em Curitiba, contou com 300 inscritos e dezenas de trabalhos submetidos. O GMPr tem como objetivo principal reunir malacólogos atuantes no Estado do PR para compartilharem seus estudos e planejar ações conjuntas.
Expoentes da malacologia nacional, vindos da UERJ, USP, Fiocruz, Univ Positivo, UNESPAR, UFSC e UFPR abrilhantaram este IV EMAP ao compartilhar seus conhecimentos e especialidades com o público participante.
O Campus Pontal do Paraná também fez bonito com alunos representando os cursos Eng. de Aquicultura, Oceanografia, Eng. Civil e Eng. Ambiental e Sanitária. Profissionais do CPP-CEM também se apresentaram, como a Profa Therezinha Absher com seu recente (e muito inspirador!) trabalho de extensão sobre o uso de coleção didática de conchas para ensino da malacologia em escolas públicas de Pontal do Sul . Já a profa Luciene Lima palestrou sobre a saúde de moluscos bivalves cultivados, também salientando que os trabalhos do CPP-CEM nesta área de conhecimento são especialmente dedicados à melhoria das atividades aquÃcolas locais e do Complexo Estuarino de Paranaguá. De modo similar, por meio de suas pesquisas cientÃficas e de ações de cunho extensionista, os profs Francisco Lagreze e Carlos Belz, junto com os alunos orientados, têm trazido contribuições relevantes ao desenvolvimento sustentável da malacocultura do litoral paranaense. Uma amostra de seus trabalhos foi oportunamente apresentada na sessão de banners do IV EMAP. Nunca é demais ressaltar que o CPP-CEM valoriza e pratica a produção de conhecimento que resulte em benefÃcios coletivos, sobretudo à região onde o campus está situado. Aliás, conhecimento não pode ter limites nem fronteiras.
Parabéns aos organizadores e todos que participaram do IV EMAP. Excelente evento. Nota CEM.