Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

Orientações para matrícula

PERÍODO DE MATRÍCULAS/SEGUNDO SEMESTRE DE 2024

As solicitações de matrículas nas disciplinas ofertadas no segundo semestre do ano Letivo de 2024 , deverão ser realizadas pela plataforma SIGA entre os dias 26 a 28 de agosto de 2024. Para acessar a plataforma do SIGA, observe as orientações em Conheça o SIGA!.

As matrículas serão processadas entre dos dias 29 e 30 de agosto de 2024. Após esse período, o discente deverá verificar se as solicitações foram aceitas acessando a grade horária no SIGA. Caso necessário, o aluno poderá solicitar ajuste de matrícula, através de formulário específico, disponibilizado abaixo.

 

ATENÇÃO:

  • A grade horária para esse semestre está disponível na página do curso: Grade horária 2024.2 – ATENTEM-SE ÀS UNIDADES ONDE SERÃO MINISTRADAS AS AULAS ANTES DAS MATRÍCULAS, PARA NÃO SE MATRICULAREM EM DUAS UNIDADES DIFERENTES NO MESMO DIA.
  • Ao solicitar a matrícula, deve-se verificar o nome e o código da disciplina e certificar-se de que a disciplina faz parte de sua matriz curricular. Para conferir a matriz curricular acesse a página do curso: Matriz CurricularMatriculem-se nas disciplinas correspondentes a matriz curricular de vocês, pois as disciplinas novas que contém extensão não vão integralizar no currículo antigo. Por isso haverá turmas com o código novo e outras com o código antigo. Há disciplinas do currículo novo que estão sendo ofertadas e correspondem a duas disciplinas do currículo antigo, então matriculem-se nas duas disciplinas, conforme está indicado na grade horária.
  • Caso for cursar a disciplina de estágio leia com atenção as orientações no site e encaminhe a documentação (via email) 10 dias antes de iniciar o estágio, devidamente assinada pelo supervisor/a, professor/a orientador/a e pelo aluno/a. ATENÇÃO: Não é permitido estagiar sem o deferimento da Unidade de Estágio da UFPR.
  • As matrículas que fizerem em outros cursos poderão ou não ser removidas, vai depender da coordenação de curso, pois o SIGA, diferente do outro sistema, não bloqueia a matrícula dos alunos de outros cursos caso o código da disciplina seja o mesmo. Todavia, a coordenação do curso tem o direito de optar por remover discentes de outros cursos caso se faça necessário.
  • Todas as datas e prazos divulgados estão em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/24-CEPE, que estabelece o Calendário Acadêmico de 2024, disponível em Calendário Acadêmico.
  • Caso o aluno não efetue a matrícula, ele poderá trancar o curso via SIGA, caso não faça nem um e nem outro o discente terá o registro acadêmico cancelado. Então não deixem de se matricular.

 

Ajuste de Matrícula

A Coordenação do Curso receberá solicitações de correção de matrícula apenas no período de 30/08 a 12/09 de 2024, exclusivamente por meio do preenchimento dos formulários abaixo:

FORMULÁRIO PARA  CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

ATENÇÃO

Solicitações encaminhadas via e-mail NÃO serão atendidas.

Cabe ao aluno conferir sua grade horária no SIGA, após o ajuste de matrículas, para verificar se as solicitações foram deferidas ou indeferidas. A Coordenação do Curso NÃO enviará comunicação individualizada em relação aos ajustes de matrículas.

O aluno só poderá frequentar as aulas se estiver efetivamente matriculado na disciplina.

A prioridade de matrícula durante o período de AJUSTE DE MATRÍCULAS é dos alunos que estão na fila já no sistema SIGA (que já tinham solicitado a matrícula e não tinham vagas), posterior a eles vêm os alunos que preencherem o formulário acima, que será atendido por ordem de chegada.

Lembrem-se:

  • É de inteira responsabilidade do/a aluno/a certificar-se, mediante conferência do SIGA, se sua matrícula foi deferida e efetivada e solicitar eventuais correções na Coordenação do Curso, dentro dos prazos previstos.

 

Principais Datas e Prazos (Calendário Acadêmico Completo Acesse Aqui)

26 a 28/08 – Período de Solicitação de Matrículas via SIGA;

30/08 a 12/09 – Solicitação de ajuste via formulário online disponibilizado pela coordenação;

02/09 – Início do Período Letivo (2024/2);

13/09 – Prazo final para trancamento do Curso (alunos sem matrícula em 2024/2);

16 a 25/10 – Período para solicitação de trancamento do Curso (alunos matriculados em 2024/2);

16 a 25/10 – Período de solicitação de cancelamento de matrículas em disciplinas 2024/2;

14/12 – Término do Período Letivo (2024/2)

 

Atualizado em 07 de agosto de 2024.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

Universidade Federal do Paraná
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Centro de Estudos do Mar - Unidade Pontal do Sul
Endereço / Address: Av. Beira-mar, s/n
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
(41) 98862-5007 (Secretaria)


Endereço para correspondência
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL


Centro de Estudos do Mar - Unidade Mirassol
Endereço / Address: Rua Rio Grande do Norte, n° 168
Mirassol - Pontal do Paraná/PR

CEP: 83.255-000
(41) 98844-6292 (Secretaria)

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Centro de Estudos do Mar - Unidade Pontal do Sul
Endereço / Address: Av. Beira-mar, s/n
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
(41) 98862-5007 (Secretaria)


Endereço para correspondência
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL


Centro de Estudos do Mar - Unidade Mirassol
Endereço / Address: Rua Rio Grande do Norte, n° 168
Mirassol - Pontal do Paraná/PR

CEP: 83.255-000
(41) 98844-6292 (Secretaria)

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR